A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso, em parceria com a força tarefa do Estado de Minas Gerais, promove mutirão de combate à dengue nos bairros Industrial e Residencial Paraíso, a partir desta terça-feira (11). Nos demais bairros, os agentes de combate às endemias realizam, de maneira preventiva, atividades de campo, contínuas e diárias de manejo ambiental, com o objetivo de eliminar os focos do mosquito transmissor.
Como ação de maior eficácia, há o bloqueio vetorial contra o mosquito, realizado pelos agentes de endemias com as bombas intercostais (dispersão do inseticida). A supervisora de endemias do município, Maria Aparecida de Souza Rocha, afirma que a colaboração da população é fundamental para haja efetividade nas ações de combate ao mosquito. “O meio mais eficaz, viável e simples são as medidas tomadas por cada morador, como a limpeza periódica dos quintais, retirar recipientes que acumulem água, cuidar dos terrenos baldios sendo estas ações básicas que eliminam os focos e evitam a proliferação do mosquito”, adverte Maria Aparecida de Souza Rocha.
Fumacê
O uso do fumacê somente é liberado através da Superintendência Regional de Saúde (SRS) no caso de o município apresentar uma epidemia, comprovada por meio de casos notificados e lançados no Sistema de Informação de Notificações e Agravos (Sinan), não enquadrando a situação atual do município Santana do Paraíso. Além disso, Maria Aparecida de Souza Rocha alerta que o fumacê age somente contra mosquitos adultos. “O fumacê não atinge o foco, que são os ovos, larvas e pupas dos mosquitos e não pode ser reaplicado a cada 10 dias, pois neste período ocorre o ciclo dos mosquitos adultos com novas proliferações”, ressalta a supervisora de endemias.