TIMÓTEO – “Eu não imaginava que a minha neta estava exposta a riscos aqui no parquinho”. O alerta foi dado na tarde desta quarta-feira (20) pelo motorista Etelvino Lino. Segundo ele, a presença de fungos e parasitas em quantidades são preocupantes na areia de áreas de lazer da cidade. Etelvino garantiu que as manchas nas pernas e braços da sua netinha são micoses adquiridas no parquinho da Praça 29 de Abril.
Fezes de animais na areia dos parquinhos das Praças 29 de Abril e 1º de Maio, podem ser encontradas com frequência. “Mas o maior perigo que ouvi da médica Pediatra da minha neta, é a presença de ovos de helmintos, parasitas que podem causar verminoses, viroses e doenças como teníase e candidíase”, contou.
Uma pediatra ouvida pelo JBN confirmou que a areia contaminada pode trazer riscos graves à saúde das crianças. “São pombos, gatos e outros animais que podem contribuir para essa contaminação por causa das fezes”, disse.
A Prefeitura de Timóteo aboliu as caixas de areia nos últimos parquinhos instalados no Distrito de Cachoeira do Vale e bairro Bromélias. A mesma ação deveria ocorrer nas praças mencionadas, para o bem das crianças que frequentam os playgrounds espalhados por toda cidade. O alerta também abrange as escolas infantis que oferecem a mesma diversão.
LEIA MAIS:
Na maioria dos Playgrounds (parques infantis) vemos a utilização de areia no piso, uma solução inicialmente mais barata para a construção, mas, que pode sair caro.
A areia em espaços públicos fica exposta a contaminantes como fezes e urina de animais, se tornando potencial agente de propagação de toxoplasmose, bicho geográfico e micose.
O risco a saúde das crianças que frequentam esses locais fica maior à medida que não é feita uma higienização adequada, com a substituição da areia de tempo em tempo, o que a torna mais inviável financeiramente a longo prazo do que outras soluções de piso mais higiênicas, como a grama sintética e outros pisos emborrachados.
Vale destacar que toxoplasmose em especial é uma doença séria e de grande risco a saúde, podendo deixar sequelas ou até mesmo levar a morte.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br