03 de abril, de 2024 | 13:00
Sebrae Minas lança projeto para impulsionar setor supermercadista de Ipatinga e região
Evento de lançamento do Inova Super Vale do Aço terá palestra gratuita sobre estratégias inovadoras para aumentar a lucratividade no segmento
Dos mais de 50 mil supermercados ativos no país, Minas Gerais é o segundo estado com maior número de empreendimentos no segmento, com cerca de 6 mil negócios. De acordo com dados da Receita Federal, até 1º de março deste ano, a Regional Rio Doce e Vale do Aço concentram 558 desses estabelecimentos, sendo 61% micro e pequenas empresas. Para melhorar a gestão e a operação dessas empresas, e torná-las mais competitivas, o Sebrae Minas lança o projeto Inova Super Vale do Aço.
Conforme divulgado pelo Sebrae, a iniciativa será apresentada na próxima quarta-feira (10), às 15h, na Agência de Atendimento em Ipatinga. Na ocasião, será promovida palestra gratuita com o administrador e consultor em gestão e mercado, Gustavo Vannucci. As inscrições podem ser feitas no site da Sympla. Informações: (31) 9 9939-5523.
O Inova Super Vale do Aço é um projeto pioneiro criado pelo Sebrae Minas e tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços da cidade (Aciapi) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL). O objetivo é disseminar boas práticas gerenciais e implementar melhorias nos processos internos das empresas supermercadistas das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso e Belo Oriente. Queremos ampliar a eficiência operacional, reduzir custos e aprimorar a gestão desses empreendimentos, fortalecendo o setor e promovendo a geração de emprego e renda na região”, explica o gerente do Sebrae Minas da Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes.
Inicialmente, dez empresas serão selecionadas para participar das oficinas e consultorias especializadas presenciais. Ao todo serão 12 meses de capacitações divididos em 10 módulos: gestão integrada; métricas e indicadores; precificação e promoção; compras e estoque; layout e planograma, prevenção de Perdas, gestão de pessoas e liderança; e perecíveis: hortifrúti, açougue e padaria.
Hoje, as micro e pequenas empresas do setor supermercadista lidam não apenas com a pressão dos preços baixos oferecidos pelos atacarejos, mas também com a necessidade de manter a qualidade, variedade e experiência do cliente para se destacar no mercado. Não é à toa que enfrentar essa concorrência requer estratégias que permitam que essas empresas se adaptem rapidamente às demandas de consumos e ofereçam valor diferenciado aos consumidores”, justifica Fernandes.
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