Projeto propõe diversas ações para um modelo de gestão que torna o ambiente mais atrativo para o comércio, gastronomia e turismo da cidade
Uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Ipatinga vai permitir a adoção de um modelo de gestão ao futuro Mercado Central da cidade. Com o suporte do projeto ‘Nosso Mercado’, será realizada uma série de encontros entre empreendedores, representantes do poder público e consultores da entidade.
Com locação prevista em uma área de cerca de 1,8 mil metros quadrados, ao longo da avenida Zita de Oliveira, no Novo Centro, o Mercado Central abriu processo para licitação do projeto em março.
Para execução, foram disponibilizados R$ 14 milhões em recursos federais. Para compor o espaço do complexo de compras estão previstos um amplo estacionamento, estandes e 100 lojas. No local poderão ser comercializados produtos hortifrutigranjeiros, especiarias, artesanato, itens de decoração e utensílios domésticos, entre outros.
O primeiro encontro foi no último dia 3, com a apresentação das atividades que vão auxiliar na coleta de informações e na elaboração de um plano de ações que inclui a definição das diretrizes de operação, elaboração de documentos e editais de licitação, e outorga e processos administrativos.
O analista do Sebrae Minas Alessandro Challub destacou que o objetivo é contribuir para que o novo centro comercial seja um espaço atrativo e funcional, que valorize a identidade, a tradição e a riqueza cultural da região, impulsionando o comércio, a gastronomia, o turismo e a geração de empregos à população. “O projeto ‘Nosso Mercado’ passa pela sensibilização de todas as partes envolvidas e interessadas sobre a importância de se fortalecer a governança local, por meio de estratégias e ações discutidas com todos os envolvidos nessa implantação”, explicou.
O secretário de Desenvolvimento e Turismo de Ipatinga, Dijalma Matos, participou do primeiro encontro, e diz que a parceria com o Sebrae Minas facilita o compartilhamento da experiência da entidade junto a outros mercados municipais do estado, como ocorreu na cidade de Nepomuceno, no sul de Minas, que teve seu mercado municipal inaugurado em março desse ano. “Esse apoio, desde a fase inicial de implantação em Ipatinga, proporciona a oportunidade de melhorar a disposição de diversos elementos no projeto antes de sua execução final”, avaliou.
Projeto Nosso Mercado
O projeto Nosso Mercado promove consultorias personalizadas para entender as características de cada centro comercial e a cultura dos municípios. O trabalho leva em conta, ainda, o grau de maturidade de cada empreendimento – se já está em funcionamento ou não, qual o modelo administrativo mais indicado, entre outros aspectos. A parceria do poder público municipal com o Sebrae tem o objetivo de implementar um modelo ideal de gestão, operação e manutenção do novo centro comercial. Além do Mercado Central de Ipatinga, em 2024, outras sete cidades do estado deverão ser beneficiadas pelas ações do projeto.
Confira a matéria completa em: portaln.com.br