TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação sobre tuberculose voltada para os agentes comunitários de saúde nesta quinta-feira (07). Realizado no auditório do Paço Municipal, o treinamento teve como foco central a relevância da atuação dos ACS no combate à tuberculose dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março).
Atualmente, o município conta com 17 equipes de Estratégia de Saúde da Família, totalizando 88 agentes comunitários de saúde. A capacitação aderiu ao tema nacional definido pelo Ministério da Saúde: “Sim! Nós podemos acabar com a TB!”. Na ocasião, a abordagem principal foi o papel dos ACS na luta contra tuberculose. Cabe a esses profissionais a realização da busca ativa dos pacientes que não comparecerem ao serviço de saúde quando agendados; a orientação sobre o uso correto da medicação; e a marcação de consulta no serviço de saúde.
Por sua proximidade com a comunidade local, os ACS devem estar atentos aos principais sintomas da tuberculose (tosse, febre, emagrecimento e sudorese noturna) para divulgá-los e fazer o encaminhamento das pessoas com esses sintomas para o atendimento na unidade de saúde. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Em 2023, o município tratou 22 casos novos casos de TB, além de acompanhar 15 pacientes em tratamento, registrando o êxito de 02 pacientes curados. Em 2024, registrou 01 novo caso e mantém o acompanhamento de 35 pacientes. É importante registrar que a Tuberculose tem cura. É preciso que o paciente siga as instruções do profissional sobre os cuidados com sua saúde e permaneça com o tratamento até a conclusão. Os contatos permanentes desses pacientes precisam procurar a Unidade de Saúde de sua cobertura e serão tratados como ILTB (Infecção Latente por Tuberculose) – casos em que as pessoas possuem o bacilo não ativo. A ILTB corresponde ao período entre a penetração do bacilo no organismo e o aparecimento da doença, sendo o tratamento considerado preventivo.
A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas de tuberculose Miliar e Meníngea. O esquema de vacinação é em dose única. Para interromper a cadeia de transmissão da doença é fundamental a descoberta oportuna de casos de tuberculose. A busca ativa deve ser uma estratégia priorizada pelos ACS. O tratamento para a doença é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde, dura no mínimo seis meses e deve ser feito até o final para que se alcance a cura.
Data
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi criado pela Organização Mundial de Saúde em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br