TIMÓTEO – Nesta segunda-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o prefeito Vítor Prado chamou a atenção para a humanização em todo e qualquer atendimento realizado na sua gestão, com prioridade para a área da saúde pública.
“Ter acesso aos serviços de saúde é um direito de qualquer cidadão e nós prezamos o atendimento que oferece mais acolhimento, que trabalha a prevenção e o tratamento com a dignidade que a pessoa merece”, afirmou.
Em janeiro, a administração realizou o mutirão de catarata para 50 pacientes na fila de espera e agentes de saúde cadastraram moradores de várias regionais para ampliar o acesso ao Programa Saúde da Família. A mudança física do prédio da Vigilância em Saúde, agora localizado na rua Graúna, nº 80, no bairro John Kennedy proporcionou mais conforto aos funcionários do setor com a ampliação do espaço.
Um outro serviço, o Disque Saúde – 136, visa atender queixas e denúncias dos usuários ou ainda fornecer informações e orientação pelo telefone (31) 3847-7629.
A secretária de Saúde, Érica Ferreira, participou dos encontros com servidores de Timóteo para alertar sobre a Campanha Janeiro Branco e falou sobre a importância da saúde mental não apenas no local de trabalho, mas também em suas relações externas. “Nossa intenção foi orientar os servidores públicos sobre a relevância de respeitar os limites que a mente e o corpo exigem e de sempre cuidarem preventivamente da saúde”, disse a secretária.
Primeiro LIRAa de 2025
O resultado do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2025 de Timóteo mostrou um índice de infestação predial do município de 4,7%, muito acima do máximo preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de – 0,9%. A ação seguinte foi a apresentação do Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2025 com direcionamento de ações executadas em parceria com todas as secretarias municipais, empresas, escolas e demais setores da sociedade. Agora no mês de abril, uma empresa foi contratada para fazer o mapeamento com drones, para identificar pontos cruciais do município, que não são visualizados ou acessados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE). A utilização da tecnologia juntamente com as estratégias de prevenção contra as arboviroses são fundamentais.
A Secretaria de Saúde alertou a população sobre a legislação federal 14.154/2021 que foi ampliada para permitir a identificação de mais de 50 problemas de saúde e enfermidades por meio do Teste do Pezinho. Isso acelera o diagnóstico precoce de doenças raras e condições que exigem tratamento imediato e promove uma melhor qualidade de vida para a criança. Outras campanhas, como a Saúde Mental da Mulher no mês de março e campanhas de sensibilização, inclusão e conscientização sobre Autismo e Síndrome de Down tiveram o apoio da Secretaria de Saúde.
Vacina contra febre amarela
A vacinação contra a febre amarela foi intensificada no município no mês de fevereiro e seguiu as orientações do Ministério da Saúde como estratégia de bloqueio da doença. Profissionais da Saúde capacitaram proprietários de salão de beleza, esteticistas e estúdios de tatuagem sobre prevenção de doenças infectocontagiosas. A biossegurança trata sobre o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a higienização adequada de materiais e superfícies. Além disso, os profissionais das salas de vacina receberam atualizações significativas para executarem com excelência o trabalho.
Castramóvel
O Dia Mundial da Saúde marca a fundação da Organização Mundial de Saúde, desde 1948 e a cada ano aborda uma preocupação específica de saúde pública. Nesta mesma linha de trabalho, a Secretaria de Saúde de Timóteo vai apoiar a vinda do Castramóvel da Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (AJUDA) para realizar gratuitamente 150 esterilizações de cães e gatos no início deste mês. O município passa a contar ainda com uma outra empresa gestora do Hospital e Maternidade de Timóteo, a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB). “Trabalhamos para que os serviços do Hospital fossem continuados sem prejudicar os usuários. Também prezamos pela manutenção dos empregos e acordamos que a nova gestora terá a sensibilidade necessária para manter os funcionários”, reforçou o prefeito Vítor Prado.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br