Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Secretário de Saúde de MG anuncia novo posto de coleta de sangue em Ipatinga e helicóptero para o Consurge

Secretário de Saúde de MG anuncia novo posto de coleta de sangue em Ipatinga e helicóptero para o Consurge

Secretário de Saúde de MG anuncia novo posto de coleta de sangue em Ipatinga e helicóptero para o Consurge

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, visitou o município de Ipatinga na manhã desta quarta-feira (9) e fez anúncios relacionados a área da saúde que envolve os municípios da região do Vale do Aço e do Leste de Minas. O encontro entre o secretário e prefeitos dos municípios ocorreu no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), durante o Encontro Regional de Saúde do Leste de Minas, e teve como destaque os anúncios da nova implantação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas em Ipatinga, a habilitação definitiva da nova UTI Pediátrica do HMEM e a ampliação dos serviços de urgência.

Em coletiva de imprensa, Fábio destacou que o foco principal primeiro é o Opera Mais, que é a política de maior sucesso de cirurgias eletivas.

“Um milhão de cirurgias foram feitas no estado e Ipatinga precisa deste hospital municipal para que possamos dar esse novo passo. Temos um compromisso do Governo de Minas, junto ao deputado João Vítor Xavier, para termos um novo arco cirúrgico voltado às cirurgias ortopédicas, que é um problema de todo o país e ele também está fazendo todo o processo de aumento de cirurgias. Nós esperamos, por exemplo, que ainda neste quadrimestre, nos primeiros quatro meses deste ano, a gente faça o mesmo número de cirurgias que fizemos durante todo o ano passado. Então, isso significa um esforço para zerar a fila das cirurgias eletivas”, ressaltou.

Ainda durante a coletiva de imprensa, Fábio Baccheretti afirmou que o municío terá um novo ponto para a coleta de sangue para evitar o deslocamento das pessoas até Governador Valadares.

“Ipatinga vai ter um local de coleta de sangue. É importante citar este assunto junto com o recorde de cirurgias porque com isso precisamos de mais sangue, e esse deslocamento que a comunidade de Ipatinga faz para coletar sangue vai acabar. Estamos em tratativas de vigilância sanitária para a gente já ter este espaço, o imóvel que já está locado, e isso só é possível com esta parceria. O Hemominas entra com um investimento de equipamentos e poltronas, mas quem faz aquilo correr no dia a dia é o município, então se este município não tivesse esse protagonismo, não teríamos o PACE”, afirmou.

Após a fala com a imprensa, Baccheretti participou do Encontro Regional de Saúde do Leste de Minas, que reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes de consórcios intermunicipais para discutir ações estratégicas voltadas à ampliação da rede de urgência e emergência. O evento contou com representantes dos consórcios Consurge, Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço, CIMVA – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço e ARSAMB – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Ambiental de Minas Gerais.

No encontro foram reforçados os anúncios do secretário e foi debatida a expansão das bases do SAMU na região, com proposta de implantação de salas de estabilização em UBSs de municípios que não possuem base do Consurge, servindo de apoio às ambulâncias durante atendimentos em longas distâncias. A aquisição de um helicóptero de última geração, equipado como UTI aérea, também está entre os investimentos previstos para dar suporte emergencial aos municípios consorciados.

“Provavelmente, no máximo um ano, teremos um novo helicóptero para resgates na base em Valadares. Essa base consegue ter tempo de resposta do SAMU aéreo rápido que vai poder ser atendido com o mesmo consórcio. Então o Consurge vai ter um novo helicóptero e teremos a discussão de como ampliar ainda mais a qualidade”, concluiu o secretário.

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM