REDAÇÃO – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) anunciou nesta semana os municípios selecionados para participar do Programa ClimAtiva. A iniciativa tem como foco principal apoiar e orientar as cidades na construção de seus Planos de Ação Climática Municipais (PLACs), visando à redução dos impactos provocados pelas mudanças climáticas.
Ao todo, dez municípios mineiros foram escolhidos com base em critérios técnicos estabelecidos em edital público. Entre os principais fatores de seleção estão o grau de vulnerabilidade climática (medido pelo Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática – IMVC), a distribuição geográfica no estado e a diversidade populacional.
Os municípios selecionados têm até dez dias após a divulgação do resultado final para assinar o termo de convênio com o projeto. Caso o prazo não seja cumprido, o município será desclassificado e outro será convocado da lista de espera. O período para apresentação de recursos vai até o dia 7 de julho.
De acordo com a diretora de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Semad, Ana Paula Costa Ramos, o projeto tem como diferencial o acompanhamento técnico contínuo. “A participação ativa dos municípios e a formalização do compromisso são essenciais para garantir que os planos sejam executados com seriedade e efetividade”, afirmou.
Coordenado pela Semad em parceria com a Embaixada da França e com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Programa ClimAtiva oferece uma abordagem estruturada para a criação dos PLACs. A metodologia está disponível na Plataforma ClimAtiva, que apresenta um roteiro detalhado, especialmente voltado para cidades de pequeno e médio porte — entre 20 e 100 mil habitantes.
A ferramenta combina análise técnica, participação comunitária e tomada de decisão estratégica, com o objetivo de preparar os municípios para os desafios ambientais que se intensificam a cada ano.
O edital completo com os critérios de seleção e a relação de cidades contempladas está disponível no site da Semad: clique aqui para acessar.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br