Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Senador Dr. Hiran propõe suspensão da prescrição de remédios por farmacêuticos

Senador Dr. Hiran propõe suspensão da prescrição de remédios por farmacêuticos

No último dia 25, durante sua fala no Senado, o senador Dr. Hiran (PP-RR) expressou sua preocupação em relação à Resolução 5/2025, emitida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), que permite que farmacêuticos possam prescrever medicamentos, incluindo aqueles que requerem receita.

O senador afirmou que esta normativa entra em conflito com a Lei 13.021/2014 e com a Lei 12.842/2013 — conhecida como a Lei do Ato Médico —, ambas que restringem a prescrição a médicos e dentistas.

Para barrar os efeitos dessa resolução, ele apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 134/2025, que já conta com assinaturas suficientes para sua votação de urgência no Senado Federal.

— “Esse projeto de decreto legislativo tem a finalidade de determinar a suspensão dos seus efeitos. Vamos, o mais rapidamente possível, votá-lo aqui no Senado Federal”, declarou o senador.

Dr. Hiran argumentou que a habilidade de prescrição médica exige um conhecimento profundo de exames clínicos, diagnósticos e terapias apropriadas, habilidades que ele considera ausentes na formação de farmacêuticos.

— “Para se prescrever uma droga para alguém, precisamos ter conhecimento de exame clínico, de semiologia, enfim, de diagnóstico preciso”, enfatizou.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM