(foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O diretor de marketing e comercial da CBF, Lnin Franco, falou nas redes sociais sobre sua passagem pelo Cruzeiro. Ele trabalhou na Toca da Raposa II de maio de 2022 a setembro de 2023, na administrao do empresrio Ronaldo Nazrio, ento dono de 90% da SAF celeste.
Lnin lembrou a contribuio de Ronaldo e citou a situao financeira complicada do clube celeste.
“O Cruzeiro era um grande desafio, com o clube na Srie B, com situao financeira quase falimentar, mas a gente tem um handicap grande, mais experiente, mas tinha a figura do dono do clube que trazia muita oportunidade para a instituio”, disse.
Lnin tambm destacou as passagens por Botafogo e Bahia.
“Foram desafios diferentes, com vrias similaridades, mas com algumas coisas distintas. Acho que no caso do Bahia, a situao que o Bahia vivia, de falncia praticamente, foi o mais difcil, tambm por ser o clube do corao e isso tem peso diferente. O Botafogo foi um desafio bem grande tambm pela situao econmica e pela recuperao de imagem”.
Desafios de Lnin no Cruzeiro
O ex-diretor do Cruzeiro tinha como principal misso expandir o programa Scio Cinco Estrelas. A Raposa chegou a ter mais de 71 mil contribuintes ao final da Srie B do Campeonato Brasileiro de 2022, mas teve queda vertiginosa no nmero logo na volta Srie A.
Em junho de 2022, o gestor Ronaldo Fenmeno avisou que a meta de scios na elite nacional seria de 100 mil torcedores, marca bem distante da realidade. O Cruzeiro chegou a 50.316 colaboradores adimplentes naquele ciclo.
poca, Lnin defendeu a reduo da quantidade de modalidades, que tinham mais de dez opes. O diretor comercial tambm no conseguiu implementar o season ticket espcie de ingresso para os scios para toda a temporada.
Sucesso de pblico no ano passado, a Caravana do Cruzeiro foi uma das aes de marketing mais acertadas durante a gesto de Lnin. Criada em agosto de 2022, a iniciativa tinha como propsito aproximar o clube dos torcedores que moram no interior de Minas Gerais.
Mudana do Raposo e Raposinho
Outra medida respondida por Lnin e que dividiu opinies dos torcedores foi a mudana de visual do Raposo e Raposinho, em 2023. As mascotes passaram por uma reformulao abrupta, o que revoltou grande parte da torcida cruzeirense.

O Cruzeiro se viu obrigado a suspender a repaginao dos animadores de torcida diante da chuva de crticas nas redes sociais e dos protestos contra a ideia. Depois disso, o clube tambm criou o comit de torcedores para debater projetos de marketing com participao direta dos scios.
Com a reao da torcida, a diretoria celeste abriu votao para os scios-torcedores escolherem o formato do novo Raposo.
Confira a matéria completa em: noataque.com.br