Outras empresas podem integrar o grupo de parceiros que ajuda a fortalecer o organismo no cumprimento de suas funções sociais
O Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares, de Ipatinga, vem desempenhando um papel estratégico de segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos no município. Um balanço recente feito pela equipe que administra o organismo revelou que, apenas no período de janeiro a setembro deste ano, foram arrecadadas cerca de 326 toneladas de alimentos.
Esses produtos, em sua maioria hortifrútis, são provenientes da doação de parceiros como redes de supermercados e sacolões. Aquele alimento que para o lojista não tem valor comercial, mas que está apto para o consumo humano, com qualidade nutricional preservada, após rigoroso processo de seleção é destinado a instituições sociais e chega à mesa de muitas famílias em situação de vulnerabilidade social.
“O Banco de Alimentos é um exemplo de como podemos otimizar recursos e ajudar quem mais precisa. Ao redirecionar alimentos que poderiam ser desperdiçados, estamos não apenas reduzindo o desperdício, mas também combatendo a situação de insegurança alimentar em várias famílias”, salientou a secretária de Assistência Social do município, Jany Mara Bartolomeu.
O Banco de Alimentos também recolhe os excedentes da produção rural e, eventualmente, recebe arrecadações de eventos.
Alcance
São atendidas cerca de 300 famílias/mês, contribuindo com a complementação das refeições de aproximadamente 1.200 pessoas. São atendidas também, em média, 33 instituições/mês, alcançando aproximadamente mais 1.950 pessoas. Com sua estrutura atual, o Banco já alcança uma média de 3.150 pessoas mensalmente.
Parceiros
Novos parceiros, comprometidos com o combate ao desperdício de alimentos e o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, podem ajudar a expandir o trabalho que já é feito e fazer a diferença na comunidade. “Se a sua empresa compartilha dessa missão, junte-se a nós. Sua contribuição pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Para mais informações sobre como se tornar um parceiro do Banco de Alimentos, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 99785-6892”, convoca a secretária de Assistência Social.
Confira a matéria completa em: zug.net.br