Zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado.
Não sair da ZONA DE CONFORTO é praticamente renunciar à vida, ao crescimento. Seguimos aí, vegetando, enquanto os anos passam e nossa vida se empobrece cada vez mais.
Vamos ao meu caso, sempre gostei de desenhar, de computadores, de programar… nas duas primeiras empresas em que trabalhei, apesar do cargo ser “Suporte Técnico de TI” e “Técnico de Informática” respectivamente, acabei fazendo o serviço que mais me sentia melhor em desenvolver, que era o desenvolvimento web e gráfico. Eu não percebia, mas estava “trancado” em minha zona de conforto.
Nunca fui fã de rotina, ficar um ano em uma mesma empresa parecia ficar uma eternidade fazendo a mesma coisa, mesmo que eu me sentisse bem fazendo aquilo. Quando estava prestes a completar um ano no segundo emprego, encontrei um velho conhecido que tinha uma nova proposta de emprego para mim. O salário iria aumentar, porém o serviço não teria nada a ver com desenvolvimento web e/ou gráfico, era algo totalmente NOVO para mim. Talvez tenha sido neste momento, que percebi que o “novo” poderia ser bom.
Aceitei a oferta e só saí do terceiro emprego para mais um novo DESAFIO, dessa vez bem maior… a Copa das Confederações FIFA de 2013.
Meu SONHO sempre foi trabalhar na FIFA, de forma direta ou indiretamente, mesmo que fosse por um dia. Esse novo emprego era um desafio de várias formas, primeiro que era temporário, eu sabia que estava trocando o certo (emprego em que já estava consolidado) pelo duvidoso (será que eu me sairia bem?), outro desafio era na questão profissional, já tinha exercido a função anteriormente, mas no máximo para uma pequena empresa dentro de uma indústria em minha cidade. Mesmo assim aceitei e fui, com a cara e a coragem, LIDAR com desafios e PROBLEMAS, desenvolver NOVOS CONHECIMENTOS e consequentemente, AMPLIAR a minha zona de conforto.
Exerci muito bem o meu serviço, fui elogiado por colegas de trabalho, o que me rendeu posteriormente, uma vaga na Copa do Mundo FIFA de 2014, desta vez em uma cidade que eu nunca imaginei conhecer tão cedo, Manaus/AM. Também era um emprego temporário, que chegou no meio de emprego na capital mineira, em que também estava bem consolidado. Tive que deixar as OPINIÕES ALHEIAS e o MEDO da MUDANÇA de lado e ACREDITAR que eu PODIA FAZER aquilo acontecer!
Desafios são feitos para serem SUPERADOS. E para superá-los, não adianta, você terá que sair da sua Zona de Conforto!
Confira a matéria completa em: portaln.com.br