Empresas de gênero alimentício do município funcionarão, das 8h às 18h, nesta quarta-feira
IPATINGA – Supermercados e outras lojas no varejo alimentício estarão de portas abertas, em Ipatinga, nesta quarta-feira (15), feriado de Proclamação da República. Por força de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), as empresas do setor no município estão autorizadas a cumprir expediente das 8h às 18h. Já em Coronel Fabriciano e Timóteo, o segmento não tem permissão para usar a mão de obra dos empregados no mesmo dia.
A movimentação em empresas de gênero alimentício em feriados geralmente é grande, conforme esclarece o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, José Maria Facundes. “São 10 horas com as empresas abertas em uma data que, tradicionalmente, os consumidores aproveitam a folga no trabalho e colocam as compras de casa em dia”, resume o dirigente patronal.
Além de supermercados, também têm autorização para funcionar, nesta quarta, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões, hortifrútis, peixarias e distribuidoras de gênero alimentício. “A lei proíbe o uso da mão de obra de empregados no comércio em feriados, salvo se houver Convenção Coletiva. Então, só por meio de uma negociação entre patrões e empregados que todas essas empresas ganharam o direito funcionar no feriado, utilizando a mão de obra de seus empregados”, explica Facundes.
Atividades essenciais
As atividades consideradas essenciais à população, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, também abrem as portas no dia de Proclamação da República, amparadas por legislação federal. O chamado “comércio de rua”, que tradicionalmente cumpre horários especiais em datas comemorativas, estará fechado.
No Shopping Vale do Aço, lojas e quiosques têm abertura facultativa, das 12h às 18h, sendo possível funcionar com os proprietários na linha de frente. A Praça de Alimentação opera das 11h às 22h, enquanto o cinema funciona normalmente.
Confira a matéria completa em: zug.net.br