Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » TÁ ESTRESSADO? Tem pescaria no Parque Ipanema, em Ipatinga, no próximo domingo

TÁ ESTRESSADO? Tem pescaria no Parque Ipanema, em Ipatinga, no próximo domingo

TÁ ESTRESSADO? Tem pescaria no Parque Ipanema, em Ipatinga, no próximo domingo

IPATINGA – No dia 13 de abril (domingo), o Parque Ipanema será palco da 24ª edição do Pescando no Parque, um evento que há mais de duas décadas encanta moradores e visitantes ao redor da lagoa do principal cartão-postal da cidade. Integrando oficialmente as comemorações do 61º aniversário de Ipatinga e marcando o início das celebrações da Semana Santa, a tradicional pescaria promete reunir cerca de quatro mil pessoas em um dia de lazer, competição e convivência, consolidando-se como um dos eventos mais aguardados da região.

Criado em 1998 a partir da necessidade de “despesca” – o controle populacional de peixes na lagoa do Parque Ipanema –, o Pescando no Parque transformou uma ação prática em uma celebração cultural. Realizado no Domingo de Ramos, o evento carrega a simbologia secular de substituir carnes vermelhas por peixes, unindo tradição religiosa e interação social.

“É um momento especial para as famílias e amigos se reunirem. A cada ano, vemos o público crescendo e participando com entusiasmo”, destaca o secretário de Cultura, Esportes e Lazer (Semcel) da Prefeitura de Ipatinga, Carlão Oliveira, organizador do evento ao lado da Associação de Pescadores Amigos do Rio Doce e seus Afluentes (Aspard) e da Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava).

Premiação

O interesse pela pescaria é um dos grandes motores do sucesso do evento. Aberto ao público sem necessidade de inscrição, o Pescando no Parque atrai participantes de todas as idades, que chegam a partir das 7h munidos de suas varas de pesca – único equipamento permitido, já que molinetes, redes e linhas largas são proibidos. A competição, que se estende até o meio-dia, premia os pescadores que capturam o peixe mais pesado e a maior quantidade, sob a supervisão atenta das entidades organizadoras, garantindo um certame justo e organizado.

A premiação deste ano é outro atrativo. Quem pescar o peixe mais pesado leva uma barraca de camping. O segundo colocado fica com um colete salva-vidas e um chapéu de pescaria camuflado. Uma caixa térmica de 34 litros será entregue ao terceiro lugar. Já o pescador que retirar da lagoa a maior quantidade de peixes (independentemente do tamanho da espécie) receberá um kit de pescaria com vara e molinete.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM