TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e a Coordenação e Equipe Gestora do Programa Escola do Rio Doce, realizaram o Seminário de Socialização dos Resultados do PREBID (Programa de Extensão Formação Continuada de Educadores da Rede Pública dos Municípios atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundação em Minas Gerais) na sexta-feira passada (12). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação. Esse programa é uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a Fundação Renova.
Iniciado em 2022, em Timóteo, o PREBID proporcionou a especialização no Curso de Mineração, Rompimento e Revitalização de Barragens a 82 professores das redes municipal, estadual e federal, cuja formação teve duração de seis meses. Em 2024, o PREBID está oferecendo um curso de pós-graduação para quatro professores da rede pública de Timóteo, classificados em processo de seleção entre os participantes do curso de especialização.
A apresentação dos resultados contou com a participação do prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, do secretário de Educação de Timóteo, Professor José Vespasiano, da superintendente Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvania de Lana Morais Andrade, e da tutora do PREBID, Elcy Bessa. Douglas Willkys elogiou a iniciativa de oferecer o Curso de Mineração, que tem relação com a vocação econômica do município e região, e parabenizou os cursistas pelo empenho e dedicação à formação continuada que reflete na qualidade da educação.
“O curso de especialização da Escola do Rio Doce nos fez ter uma nova visão sobre mineração e revitalização, multiplicando conhecimentos e inovando práticas pedagógicas, sobretudo relacionadas à temática socioambiental”, citou o Professor Vespa, acrescentando que considera fundamental o comprometimento com a reparação dos danos da tragédia de Mariana, quando do rompimento da Barragem de Fundão.
Durante o evento foi realizada Mesa Redonda com representantes do Programa Escola do Rio Doce e do Curso de Mineração, Rompimento e Revitalização de Barragens; houve exposição de Planos Pedagógicos Experimentais dos cursistas, com relatos da experiência vivida no Curso de Mineração; Roda de Conversa com os cursistas; e avaliação da especialização. Timóteo foi o primeiro município a realizar o Seminário de Socialização dos Resultados do Programa Escola do Rio Doce, que também acontecerá nos demais municípios participantes do Programa.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br