INHAPIM – O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, nesta sexta-feira (14/6), do 1° Encontro Regional sobre Violência Doméstica e Lei Maria da Penha, organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) de Inhapim, na região do Vale do Rio Doce.
O juiz do 2° Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Belo Horizonte, Marcelo Gonçalves de Paula, representou a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJMG, desembargadora Evangelina Castilho Duarte. O juiz Filippe Luiz Perottoni, da Comarca de Inhapim, também participou do evento.
O encontro foi voltado a servidores municipais e outros profissionais de órgãos que lidam diretamente com o acolhimento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, com foco na conscientização e no empoderamento feminino, divulgando informações para que as mulheres possam cada vez mais vencer as barreiras do medo e denunciar abusos.
Em sua palestra, o juiz Marcelo Gonçalves de Paula falou sobre a relevância da rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. “Abordamos a necessidade dessa rede de atendimento, numa atuação conjunta do sistema de justiça, composto pelo TJMG, Ministério Público, Policia Civil, Polícia Militar, além de outros equipamentos, como CRAS, CREAS, OAB, possibilitando ações especializadas e ágeis nessas situações de violência de gênero”, disse o magistrado.
Juntamente com o juiz Filippe Perottoni, ele tratou do programa Justiça em Rede, da Comsiv/TJMG, e sua implantação, “mostrando os benefícios da prevenção e redução desses crimes contra mulheres e meninas, em razão do gênero”.
Também fizeram palestras no evento o delegado de Polícia Civil Guilherme Rocha Pereira, de Inhapim, a delegada de atendimento à mulher de Caratinga, Tatiana Neves, o promotor de Justiça Igor Chamon Rodrigues, da Comarca de Inhapim, e a sargento da PMMG Cassia Adriana da Silva Neto.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br