Search
Close this search box.
Home » News » Trabalhadores ficam pendurados em andaime no 13° andar após rompimento de cabo – Portal ZUG – Vale do Aço

Trabalhadores ficam pendurados em andaime no 13° andar após rompimento de cabo – Portal ZUG – Vale do Aço

Trabalhadores ficam pendurados em andaime no 13° andar após rompimento de cabo - Portal ZUG - Vale do Aço

Na manhã de hoje (12/04), a 1ª Companhia de Operações do 11° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foi acionada para atender a uma ocorrência de busca e salvamento em local de difícil acesso na Av. Fernando De Noronha, 1100, no bairro Bom Retiro.

Ao chegarem ao local, os bombeiros foram recebidos pela engenheira responsável pelo empreendimento, que informou que duas vítimas estavam presas em um andaime no 13° andar. No entanto, as vítimas já haviam sido resgatadas por outros funcionários da obra, que fizeram um buraco na parede do quarto do apartamento, localizado no mesmo andar do acidente.

A equipe de bombeiros vistoriou o buraco realizado, que deu acesso ao andaime, e em seguida subiu ao terraço para verificar as ancoragens e cabos de aço do andaime. Foi constatado que os cabos de aço estavam em mau estado de conservação e as cordas utilizadas como linha de vida dos operários estavam em péssimo estado, necessitando de uma análise mais detalhada e possível descarte. Além disso, verificou-se a falta de habilidade das pessoas envolvidas em operações em altura.

Após as análises iniciais, os bombeiros constataram que um dos cabos de aço havia rompido, causando a instabilidade do andaime. Para realizar o resgate com segurança, foi utilizada uma corda de resgate, que assumiu o papel do cabo de aço rompido. Um bombeiro militar e um funcionário da empresa desceram no andaime (devidamente ancorados em um sistema montado pela própria equipe de bombeiros) para operar o lado em que o cabo de aço ainda estava funcionando, em sincronia com a corda descendo até o patamar da garagem.

Ao final do resgate, a engenheira responsável e o técnico de segurança do trabalho foram orientados sobre os riscos envolvidos nas atividades em altura e a importância de adquirir equipamentos específicos e de qualidade, além da necessidade de constante atualização técnica por parte dos funcionários que realizam essa atividade.

Confira mais em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM