O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (29) uma nova medida que irá reduzir algumas tarifas sobre montadoras de automóveis. A decisão ocorreu após reclamações da Ford, General Motors e outras empresas, que afirmaram que as taxas elevadas prejudicavam o setor, aumentando o custo de produção e comprometendo os lucros.
As alterações nas tarifas impedem que as montadoras que já pagam uma taxa de 25% sobre importações de automóveis sejam submetidas a outras tarifas, como as relacionadas ao aço e ao alumínio, segundo informações de autoridades do governo americano.
Além disso, as montadoras poderão se qualificar para um alívio tarifário com base nos custos dos componentes importados, embora esses benefícios sejam eliminados gradualmente nos próximos dois anos.
Antes de deixar a Casa Branca, Trump afirmou que o governo pretendia ajudar as montadoras a “aproveitar essa pequena transição, de curto prazo”. Ele destacou: “Se eles não conseguem obter peças, não queríamos penalizá-los”.
Essa decisão é vista como um sinal de que as políticas tarifárias do governo Trump, que impuseram taxas elevadas a quase todos os parceiros comerciais, criaram caos e incerteza econômica para as empresas americanas.
No entanto, mesmo com as concessões anunciadas, analistas alertam que as políticas recentes ainda podem levar a aumentos significativos nos preços dos automóveis, colocando em risco a saúde financeira das montadoras e seus fornecedores.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br