O PSDB de Minas Gerais realiza, nesta sexta-feira (10/11), a convenção para escolha do novo diretório, que irá comandar a legenda durante a corrida para as eleições municipais do próximo ano. Filiados do partido de todas as regiões do Estado vão estar em Belo Horizonte para participar do processo eleitoral, que deve ter chapa única.
O objetivo dos Tucanos é mostrar unidade da legenda. Serão escolhidos 105 membros do diretório. A Executiva atual será reeleita com a recondução do deputado federal Paulo Abi-Ackel para a presidência do partido no Estado. Lideranças históricas do PSDB foram confirmadas para dar bênçãos ao novo comando do partido. Os ex-governadores Eduardo Azeredo e Aécio Neves, atualmente no cargo de deputado federal, são alguns dos Tucanos ilustres que irão participar do evento.
“Importante ocasião para reencontrarmos os parceiros de caminhada, compartilharmos nossos propósitos, fortalecermos a convicção da retomada do protagonismo de Minas e do PSDB no cenário político nacional, por mais diálogo, transparência e resultados focados nos avanços que nosso estado precisa voltar a ter”, disse Paulo Abi-Ackel.
Os Tucanos não divulgaram a lista, mas prometem apresentar nomes de peso de ex-prefeitos e vereadores mineiros que irão se filiar ao partido para reforçar a legenda no próximo ano. Entre eles, o ex-prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e do ex-prefeito de Matozinhos, Antônio Divino.
Rumos
O ex-deputado João Leite, presidente do PSDB em Belo Horizonte, deve falar em nome de todos os diretórios. Mas a grande aposta do partido é o fortalecimento do ex-governador Aécio Neves, que irá discursar. Em vídeo compartilhado nos canais do partido, o parlamentar afirma que o PSDB é “um partido que se reconstrói no Estado, para trazer alegria de volta aos mineiros”, afirma.
Depois irá discursar o presidente do partido, Paulo Abi-Ackel. Fontes do partido indicaram que os discursos devem reforçar a posição de oposição do partido ao “radicalismo” e à disputa polarizada entre o presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Será um discurso ressaltando a legenda como “nova via”, alternativa à polarização, centro democrático longe do lulismo e do bolsonarismo.
Segmentação
O PSDB vai escolher também os diretores de suas cinco áreas temáticas: Tucanafro, que trata da temática negra; o JPSBD, juventude do partido; PSDB Sindical; Diversidade Tucana; e PSDB Mulher. O filho do ex-deputado federal Eduardo Barbosa, que morreu este ano, depois de 7 mandatos na Câmara, Daniel Barbosa, vai falar em nome dos cinco segmentos do partido que serão reativados com seus respectivos presidentes assumindo amanhã também.
Confira a matéria completa em: zug.net.br