Maior destaque do UFC na atualidade, o brasileiro Alex Poatan Pereira deve lutar novamente como protagonista do card do dia 8 de março, na T-Mobile Arena, em Paradise, Nevada. Contudo, dessa vez, é possível que ele não defenda o cinturão da categoria dos meio-pesados. Segundo o jornalista Laerte Viana, do canal Laerte Viana na área – MMA, o próximo adversário do campeão pode ser um lutador russo peso-pesado que já derrotou lendas do MMA como Fabrício Werdum e Alistair Overeem.
Trata-se de Alexander Volkov, de 36 anos, terceiro colocado do ranking peso-pesado do UFC. De acordo com Laerte Viana, o russo seria a opção que restou a Alex Poatan. Afinal, aos 37 anos, o brasileiro deseja subir logo de categoria, mas não poderia encarar num primeiro momento o campeão Jon Jones ou o interino Tom Aspinall, uma vez que os dois devem se enfrentar no segundo semestre de 2025.
“Uma pessoa confiável que me passou [a informação]. Quando ouvi sobre essa possibilidade pensei qual o sentido do Poatan subir para os pesados e não disputar o título? Não faz muito sentido. Ele vai ganhar o que? Ele é uma grande estrela. Para que se arriscar dessa maneira?”, questionou Viana.
“Acontece que diante de todo esse cenário, com esses nomes fora do tabuleiro [Jon Jones e Tom Aspinall], subir de categoria e se testar [contra Volkov] pode ser a única opção que restou. Porque ficar parado, sentado esperando, definitivamente não é o perfil do índio [Poatan]. Pelo contrário, é um dos campeões mais dominantes e ativos que temos”, destacou.
Poatan campeão dos meio-pesados
Alex Poatan Pereira vem de cinco vitórias seguidas no UFC. Ele iniciou a série de triunfos em julho de 2023 ao vencer Jan Błachowicz, por decisão dividida, ao estrear na categoria dos meio-pesados.
Em novembro do mesmo ano, o brasileiro bateu Jiří Procházka, por nocaute técnico, no segundo round, pelo título vago dos meio-pesados.
Já em abril de 2024, defendeu o cinturão com um triunfo sobre o ex-campeão Jamahal Hill, por nocaute, no primeiro assalto.
Ainda em 2024, o brasileiro defendeu o título em mais duas vezes. Primeiro venceu Procházka, por nocaute técnico, no segundo round, numa revanche em junho. Na sequência, derrotou Khalil Rountree Jr., por nocaute técnico, no quarto round, em outubro.
Além dos meio-pesados, Poatan foi campeão dos médios entre 2022 e 2023.
Ao todo, o brasileiro tem 14 lutas de MMA na carreira, sendo 12 vitórias e apenas duas derrotas.
Antes de se consolidar no UFC, Poatan se destacou no kickboxing como campeão dos médios e dos meio-pesados do Glory.
A notícia UFC: Poatan pode encarar lutador russo peso-pesado que já venceu lendas do MMA foi publicada primeiro no No Ataque por Ailton do Vale
Confira a matéria completa em: noataque.com.br