As inscrições para o programa Mais Médicos encerram nesta quinta-feira (8). O Ministério da Saúde está oferecendo 3.174 vagas destinadas a médicos interessados em atuar na atenção primária à saúde, especialmente em regiões com alta vulnerabilidade e dificuldades de acesso a serviços de saúde. As vagas estão disponíveis na página do programa aqui.
Do total de vagas, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios, enquanto 108 serão destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Perfil do Profissional
Para se inscrever no 41º ciclo do Mais Médicos, é necessário atender a alguns requisitos:
- Médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou diploma revalidado;
- Médicos brasileiros formados no exterior;
- Médicos estrangeiros habilitados para o exercício da medicina em seu país.
Os dois últimos perfis devem passar pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que prepara os profissionais para atuar em situações de urgência e emergência, além de lidar com doenças prevalentes nessa área.
Documentação Necessária
Os candidatos também devem atender a exigências, como:
- Estar em situação regular nas esferas criminal, militar e eleitoral;
- Anexar declaração atestando o conhecimento da língua portuguesa e estar ciente das regras do SUS.
Benefícios e Cadastro Reserva
Os médicos participantes do programa têm direito a benefícios, como bolsa formação e auxílios. A permanência é de até 48 meses, sem vínculo empregatício. Nesta nova seleção, foi criada a possibilidade de cadastro reserva para 2.450 municípios e oito DSEIs que já haviam utilizado vagas em chamamentos anteriores.
Impacto do Programa
O Mais Médicos proporciona assistência a mais de 63 milhões de brasileiros, com 24,9 mil médicos atualmente atuando em 4,2 mil municípios, sendo 601 em DSEIs. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar a qualidade do atendimento na atenção primária.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br