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uma nova abordagem no ensino nas escolas de Minas Gerais

Jogos lúdicos: uma nova abordagem no ensino nas escolas de Minas Gerais

Projetos pedagógicos que integram jogos e atividades lúdicas têm revolucionado a rotina de várias escolas da rede pública estadual de Minas Gerais, vinculadas à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Essa proposta visa unir diversão e aprendizado, estimulando habilidades como raciocínio lógico, criatividade, estratégia e cooperação.

Particularmente no ensino da matemática, a ludicidade tem mostrado ser uma grande aliada. Professores têm incorporado desafios, músicas, histórias e brincadeiras, tornando o conteúdo mais acessível e interessante, o que promove uma aprendizagem mais significativa para os alunos.

“A aposta em metodologias ativas e lúdicas mostra como as escolas da rede estadual têm inovado para tornar o ensino mais atrativo. Com estratégias que valorizam o protagonismo dos estudantes e estimulam o pensamento crítico, as unidades escolares mineiras reforçam o compromisso com uma educação pública de qualidade”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.

Torneio de Ciências Exatas em Januária

Na região Norte de Minas, duas escolas de Januária se destacam com o III Torneio Interescolar de Ciências Exatas e Tecnológicas, promovido pelas Escolas Estaduais Antônio Corrêa e Silva e Monsenhor Florisval Montalvão.

Realizado em maio, o torneio envolveu alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio em 12 desafios matemáticos, organizados conforme a etapa de ensino. Entre as atividades, estavam o jogo da velha humano, provas com balões inspiradas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), partidas de xadrez e dominó, além de resolver o cubo mágico e a Torre de Hanói.

“Esse torneio foi muito importante para nós, alunos, porque desenvolveu o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, além de ter sido muito divertido. Eu participei da disputa de xadrez, e foi um grande aprendizado”, conta Julia Alves, estudante do 1º ano do ensino médio da escola campeã.

Projeto Xeque-Mate

Em Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste mineiro, o xadrez é também um protagonista na transformação pedagógica. A Escola Estadual Padre João Parreiras Vilaça realiza há 18 anos o Projeto Xeque-Mate, que utiliza o jogo para aprimorar o ensino e impulsionar o desempenho dos alunos.

Através do xadrez, os estudantes desenvolvem competências como concentração, lógica e tomada de decisões, refletindo em melhores resultados em avaliações como o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) e no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). O projeto também contribui para conquistas em olimpíadas do conhecimento e Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

“O Projeto Xeque-Mate tem sido uma ferramenta poderosa para facilitar a aprendizagem, e, após 18 anos de trabalho, vemos nossos alunos conquistando vitórias que vão muito além do tabuleiro”, destaca Carlos Jivago, professor idealizador do projeto.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

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