Fundado em 21 de maio de 1998, o Ipatinga Futebol Clube (ICFC) tem uma história rica, marcada por altos e baixos. Nascido a partir da documentação da agremiação amadora Esporte Clube Novo Cruzeiro, o clube completa agora 27 anos de existência.
No seu ano inaugural, o Tigre, apelido escolhido em votação popular em 1998, estreou na categoria profissional sob a direção do técnico Zé Ângelo Preca. Com um desempenho notável, o clube se tornou vice-campeão da 3ª divisão do Campeonato Mineiro, garantindo assim o acesso ao Módulo II em 1999. No ano seguinte, o Ipatinga enfrentou nova final, se consagrando novamente como vice-campeão e conquistando seu lugar na elite do futebol mineiro em 2000.
Conquistas Frutíferas
Em 2002, mesmo com a parceria encerrada com o Cruzeiro, o Ipatinga alcançou o vice-campeonato do Campeonato Mineiro na primeira divisão, perdendo para a Caldense em uma competição que não contou com os grandes clubes de Belo Horizonte.
O primeiro troféu veio em 2004 com a conquista da Taça Minas Gerais, sob a orientação do técnico Luís Fernando Gatão. No ano seguinte, 2005, o clube alcançou sua maior vitória ao se tornar campeão Mineiro, derrotando o Cruzeiro, seu ex-parceiro, sob o comando do técnico Ney Franco.
Desafios e Rebaixamentos
O ano de 2006 trouxe o vice-campeonato estadual e, também, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Contudo, em 2007, o clube viveu um pesadelo ao registrar dois rebaixamentos consecutivos, tanto no Campeonato Mineiro quanto na Série A do Brasileiro.
Retornos e Novos Desafios
Após várias oscilações, em 2009, o Ipatinga se sagrou campeão do Módulo II, regresso à elite em 2010, finalizando como vice-campeão estadual novamente, mas o rebaixamento voltou a ameaçar o clube, que caiu para a Série C do Brasileiro no mesmo ano e, após mais um descenso no Campeonato Mineiro em 2011.
O ressurgimento ocorreu ainda em 2011, quando o Tigre subiu para a segunda divisão nacional e conquistou a Taça Minas Gerais. No entanto, a instabilidade continuou com outro descenso em 2012, levando o clube a mudar-se para Betim, onde passou a ser conhecido como Betim Futebol Clube.
O Ipatinga retornou para sua cidade natal em 2014. Infelizmente, em 2016, novas quedas ocorreram, e por fim, a conquista do título da Segundona Mineira em 2017 trouxe um novo sopro de esperança.
Atualmente
Atualmente, o Ipatinga disputa o Campeonato Mineiro do Módulo II em 2025, sendo o único clube no estado a ter conquistado títulos estaduais nas três divisões do futebol profissional.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br