Considerado o principal campeonato estadual do futebol brasileiro, o Paulistão se iniciou no último fim de semana com vitórias de São Paulo, Corinthians e Santos. Atual campeão, o Palmeiras ficou apenas no empate com o Novorizontino. Mas, se a elite paulista promete grandes emoções, as outras divisões não querem ficar para trás.
É o caso da Série A3, a terceira divisão estadual. O torneio, que se iniciou na noite da última quarta-feira, dia 24, contará com clubes centenários e novatos, equipes com participações seguidas na elite e até com título, caso do tradicional São Caetano. Histórico rival do São Paulo, o Azulão tentará o acesso para a Série A2 nesta temporada.
Campeão do Paulistão de 2004 sob o comando de Muricy Ramalho, o São Caetano ainda acumulou dois vice-campeonatos do Brasileirão em 2000 e 2001 e um da Copa Libertadores da América em 2002. O início da derrocada da equipe do ABC Paulista tem, infelizmente, uma das páginas mais tristes do futebol brasileiro.
Durante uma partida justamente contra o São Paulo pelo Brasileirão de 2004, o zagueiro Serginho sofreu uma parada cardíaca e veio à óbito no gramado do Estádio do Morumbi. Punido, o São Caetano até fugiu do rebaixamento, mas nunca mais seria o mesmo. A crise alcançou seu auge nos últimos anos, com seguidas quedas no Paulistão.
Em 2024, o Azulão medirá forças contra equipes como Marília, União São João, EC São Bernardo, Grêmio Prudente e Desportivo Brasil. Apenas os dois finalistas da competição conseguirão o sonhado acesso para a Série A2 do Campeonato Paulista de 2025.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.
Confira a matéria completa em: portaldosaopaulino.com.br