Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Vereador de Timóteo propõe a instalação “boca de lobo inteligente” para reduzir os riscos de enchentes e alagamentos

Vereador de Timóteo propõe a instalação “boca de lobo inteligente” para reduzir os riscos de enchentes e alagamentos

Vereador de Timóteo propõe a instalação “boca de lobo inteligente” para reduzir os riscos de enchentes e alagamentos

O vereador Fred Gualberto disse que a sua preocupação é a de preparar a cidade para enfrentar os efeitos das chuvas e reduzir os riscos de enchentes e alagamentos

TIMÓTEO – As comissões internas da Câmara de Timóteo em reunião, arguiram nesta terça-feira (15), inconstitucionalidade em um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Fred Gualberto (PL), que propõe equipar as bocas de lobo convencionais, que criam um ambiente propício para a proliferação de roedores, baratas e outros insetos. Além do mais, a proposta do vereador ainda impedirá que as redes pluviais absorvam o lixo carreado das ruas. 

Durante a discussão da matéria, o vereador Fred Gualberto que é presidente da comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal, concordou em retirar o PL de pauta, para que o mesmo possa tramitar de acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa, tirando do mesmo a conotação de proposta simplesmente autorizativa. Para tanto, um novo projeto deverá ser apresentado constando em seu bojo um estudo de impacto financeiro.

“Uma boca de lobo inteligente é uma caixa coletora instalada em bueiros para evitar alagamentos e entupimentos. Ela permite a passagem da água, mas retém detritos e sólidos”. 

O parlamentar autor da matéria explicou, que a “boca de lobo inteligente” é composta de caixa coletora instalada no interior dos bueiros que possua boca de lobo. O sistema tem a capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros, sendo que a caixa coletora age como uma peneira, face ao orifício existente atualmente, permitindo a passagem da água, mas retendo o material sólido. “A limpeza dos bueiros será feita com agilidade, visto que caixa coletora instalada é removível”, garantiu o vereador.

O vereador Fred Gualberto sensibilizou os demais colegas membros da Comissão de Legislação e Justiça, constando as questões ambientais que a matéria indica. Segundo ele, projetos desta natureza estão em funcionamento em várias cidades de Minas Gerais e do Brasil. “Os nossos esforços objetivam preparar a cidade para enfrentar os efeitos das chuvas de verão, reduzindo os riscos de enchentes e alagamentos”, asseverou.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM