Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Vereador propõe transparência para os recursos de emendas parlamentares que chegam na Prefeitura de Timóteo

Vereador propõe transparência para os recursos de emendas parlamentares que chegam na Prefeitura de Timóteo

Vereador propõe transparência para os recursos de emendas parlamentares que chegam na Prefeitura de Timóteo

Vereador Nelinho Ribeiro , autor da proposta de lei

TIMÓTEO – Para garantir a transparência do Poder Público Municipal em relação à execução orçamentária, as comissões de Constituição e Justiça e Administração Pública aprovaram a tramitação do Projeto de Lei nº 4.583, de autoria do vereador Nelinho Ribeiro, que obriga a Prefeitura de Timóteo a disponibilizar trimestralmente no site, informações sobre as emendas parlamentares | recursos financeiros | que chegam ao município por indicação dos deputados e capitaneadas por uma minoria de vereadores.

O texto da matéria indica que a Prefeitura deverá constar no Portal Transparência informações sobre o autor (vereador e o deputado), valor, extrato bancário, prazo de vigência, data do recebimento e destinação do recurso.

Por outro lado, a iniciativa do vereador Nelinho será também uma espécie de demonstrativo de prestação de contas dos parlamentares, sobre as frequentes viagens que realizam tanto para o Distrito Federal, quanto à Belo Horizonte. Sabe-se, portanto, que a autoria das emendas parlamentares que chegam na Prefeitura de Timóteo para executar diversos tipos de obras, ou para investimentos em saúde, pode-se creditar a um número bem reduzido de vereadores.

Na mensagem da proposta de lei, a iniciativa vem para atacar a obscuridade de relações políticas demonstradas em outras regiões do país no chamado “orçamento secreto”, pelo qual, emendas sem a devida publicidade de suas autorias são destinadas a municípios e o seu uso acaba, em casos comprovados pela imprensa e pela Polícia Federal, desviado. “É responsabilidade do gestor e do legislador garantir que Timóteo siga o caminho oposto, com cada vez mais mecanismos de transparência sobre o uso de recursos públicos”, destacou.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM