Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Vereadores de Fabriciano aprovam o “auxílio Financeiro Emergencial” para 2.261 famílias

Vereadores de Fabriciano aprovam o “auxílio Financeiro Emergencial” para 2.261 famílias

Vereadores de Fabriciano aprovam o “auxílio Financeiro Emergencial” para 2.261 famílias

FABRICIANO – Com o plenário da Câmara lotado, os vereadores de Coronel Fabriciano deram um grande passo para beneficiar às 2.261 famílias cadastradas atingidas pelas fortes chuvas do último mês de dezembro. Os parlamentares aprovaram por votação unânime dos presentes, o Projeto de Lei de autoria do prefeito municipal, que institui o Auxílio Financeiro Emergencial.

Com a aprovação da Casa Legislativa, entra em vigor o programa “Recupera Fabri”, uma medida urgente, que visa minimizar o sofrimento e garantir a dignidade das pessoas afetadas.

O presidente da Câmara, vereador Luciano Lugão, convocou a sessão extraordinária unicamente para que a votação da matéria fosse garantida em caráter de urgência. O valor total destinado ao custeio do auxílio financeiro será de R$ 5 milhões, provenientes de recursos próprios da prefeitura.

Vereadores presentes na reunião extraordinária que aprovaram o “Auxílio Financeiro Emergencial” destinado às famílias atingidas pelas chuvas de dezembro/2024 – Foto PCReis/JBN – 16.01.2025

Segundo Lugão, o critério para o repasse do Auxílio Financeiro Emergencial, conforme a Resolução nº 001, de 9 de janeiro de 2025, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), será geográfico e destinado às famílias cadastradas que residem nas ruas indicadas pela Defesa Civil. Serão beneficiadas as famílias que comprovadamente sofreram danos materiais em suas residências ou perderam bens essenciais à sobrevivência.

A secretária de Assistência Social, Karla Carvalho, ao acompanhou a votação do projeto, destacou que os critérios do programa “Recupera Fabri” contemplam todas as famílias afetadas pelas chuvas, que residiam nas áreas alagadas, conforme levantamento da Defesa Civil, e que foram cadastradas pela equipe de assistência social, terão direito ao benefício. “O pagamento será realizado em parcela única, e o valor total será dividido igualmente entre as famílias cadastradas e impactadas”, informou Karla.

O público lotou o plenário da Câmara para acompanhar a votação | Fotos e vídeo: PCReis/JBN – 16.01.2025

Visitas

As equipes de atendimento emergencial realizam, em média, 250 visitas domiciliares por dia, entregando cerca de 700 donativos diariamente. Entre os itens distribuídos estão cestas básicas, marmitas, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, fraldas, leite, água potável e kits de dormitório, compostos por colchões, mantas, lençóis e toalhas.

Além disso, 23 famílias foram incluídas no programa Aluguel Social, garantindo moradia temporária às que tiveram suas casas danificadas. Muitas dessas famílias perderam móveis, roupas, alimentos, medicamentos e documentos pessoais.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM