Goleiro do time de Machacalis foi ofendido por uma mulher na arquibancada, torcedora do time adversário, o Santa Helena de Minas. Adolescente sofre racismo durante partida de futebol
Um adolescente, de 16 anos, sofreu ataques racistas durante um jogo de futsal Sub-17, no último sábado (14), em Machacalis, no Vale do Mucuri. O momento do crime foi registrado em uma live de uma rede social (Veja acima).
O time de Machacalis confrontrava a equipe de Santa Helena de Minas. Durante a disputa de pênaltis, o goleiro do time de Santa Helena de Minas foi alvo de ofensas racistas.
Nas imagens não é possível a pessoa que ofende o garoto. Mas os gritos vem de uma mulher que torcia pelo time de Machacalis. No vídeo, ela chama o goleiro de “preto”, “lixo” e “macaco”.
A tia do adolescente, postou nas redes sociais, um vídeo mostrando indignação com o ocorrido.
“E a gente vê o menino jogar, o menino vai lá, faz uma partida bonita, né. Saiu o vencedor dali, mas o que nos chamou a atenção foi essa menina chamando meu sobrinho de macaco (…) Eu fico indignada de ir no meio da nossa sociedade hoje ainda ver pessoas racistas, aonde uma outra grita que se ele quiser ficar branco que ele pudesse que ele vá lá e passe cloro nele, para ele ficar branco.”
O vídeo segue ainda, mostrando a indignação da tia, que pede por justiça.
“Então gente, você que pode, reposta os vídeos, a gente quer justiça, isso não pode acontecer porque hoje aconteceu com meu sobrinho, amanhã pode ser com seu, com seu filho, entendeu? Então a única coisa que a gente quer é que essa moça seja punida, porque ela não pode sair por aí chamando as pessoas de macaco, chamando as pessoas de lixo, de preto, de negro. Ela não tem esse direito. Então, eu deixo aqui a minha indignação, eu estou revoltada com a situação.”
Em uma nota oficial, a prefeitura de Santa Helena de Minas repudiou o ataque racista.
Nota da prefeitura de Santa Helena de Minas
Divulgação
A prefeitura de Machacalis também postou uma nota de repúdio ao ocorrido nas redes sociais, exigindo medidas efetivas para combater o racismo.
Nota prefeitura de Machacalis
Divulgação
Os pais do adolescente foram orientados a procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência.
Racismo
A Lei 7.716/89, conhecida com Lei do Racismo, pune todo tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor, idade. O crime é inafiançável.
“Art. 2º-A Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional. Pena: reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa,” diz o artigo da Lei.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
*Colaborou sob supervisão de Fran Ribeiro
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Confira a matéria completa em: g1.globo.com