IPATINGA – A Defesa Civil Municipal de Ipatinga se reuniu na manhã desta segunda-feira (20), na sala de comando montada ao lado do gabinete do prefeito, para traçar as estratégias da semana e avançar nas vistorias e emissão de laudos dos imóveis danificados ou ameaçados pela tromba d’água da madrugada de 12 de janeiro e as chuvas fortes que se seguiram durante a semana passada. A prioridade é definir os rumos a tomar diante das demandas que não param de chegar, mesmo com a estiagem já sinalizada pelos institutos de meteorologia. São centenas de domicílios em situação de insegurança, apontando para a necessidade incontornável de preparação de novas moradias como desdobramento dos amparos viabilizados em abrigos temporários.
No fim de semana, o volume de chamados não atendidos cresceu ainda mais, apesar do empenho da força-tarefa em multiplicar as vistorias. São 150 vistorias realizadas diariamente, a cargo de mais de dez equipes integradas por engenheiros, técnicos de defesa civil, assistentes sociais e guardas civis municipais.
O secretário de Segurança e Convivência Cidadã, coronel Warley Silva, diz que no momento a grande preocupação é fazer com que a assistência chegue às famílias que ainda esperam o socorro.
“Vamos atacar outras frentes, bairros que ainda não foram visitados, porque toda a estrutura já mobilizada ainda se revela insuficiente. Contamos com o apoio da Defesa Civil do Estado e com um grande número de voluntários, inclusive engenheiros, e o objetivo é tentar o mais breve possível zerar esse número de chamados. Quanto mais rápido a gente conseguir finalizar esse trabalho, mais rápido a gente vai garantir a dignidade das famílias atingidas e ter um melhor raio-X da situação”, pontuou.
O número oficial de desabrigados é de 159, enquanto os desalojados chegam a 900. As vistorias já realizadas somam 786 e, também em função delas, 387 imóveis já foram interditados devido a danos estruturais. Do total de chamados, 1.006 ainda aguardam a presença da Defesa Civil.
Enfrentamento a fraudes
O aumento exponencial nos chamados levou a prefeitura a desconfiar de tentativas de golpes, o que foi efetivamente constatado em certas solicitações de laudos que não se justificavam.
Diante dessa realidade, a Defesa Civil decidiu eliminar os pedidos por meio do aplicativo ‘Fala Ipatinga’ e concentrar as solicitações no telefone 3829-8181 e pelo 193 dos Bombeiros. As novas solicitações somente serão atendidas mediante comprometimento do solicitante de estar de forma presencial no imóvel danificado ou sob ameaça, recepcionando a equipe de vistoria.
Abrigos em funcionamento
O novo abrigo instalado pela prefeitura no C3 – Centro Comunitário Cristão (rua dos Xerentes, 30, Jardim Panorama) já começou a funcionar. O abrigo do centro (rua João Napoleão da Cruz, 186) está em fase final de arrumação e receberá ocupantes a partir de amanhã, terça-feira (21). Outros seis desabrigados em condições especiais estão alojados à parte, em outros imóveis.
Continue a doar
Ainda são necessárias muitas doações – em especial alimentos –para fazer frente à situação emergencial que o município enfrenta. Os produtos mais necessários no momento são cestas básicas ou itens avulsos como arroz, feijão, café, açúcar e macarrão, além de ração para cães e gatos.
As doações podem ser entregues no Ipatingão ou transferidas via pix (sos@ipatinga.mg.gov.br).
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br