Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Voa Brasil: 35 mil passagens para aposentados em apenas 8 meses

Voa Brasil: 35 mil passagens para aposentados em apenas 8 meses

Lançado em julho de 2024, o programa federal Voa Brasil já disponibilizou a reserva de 35.419 passagens aéreas com preços acessíveis de até R$ 200 por trecho, resultado suficiente para lotar 270 aviões com capacidade para até 131 pessoas em apenas oito meses.

“O objetivo do programa, de incluir novos usuários no transporte aéreo, de permitir que grupos como os aposentados do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] possam encontrar passagens mais acessíveis, sem subsídio, está plenamente atingido”, declarou o ministro Sílvio Costa Filho em uma nota do Ministério de Portos e Aeroportos.

De acordo com as informações do ministério, São Paulo lidera a lista das cidades mais procuradas pelos aposentados, com 10.261 bilhetes reservados (quase 30% do total). Em seguida estão Rio de Janeiro (3.050), Recife (2.745), Fortaleza (2.453) e Brasília (2.268). No total, as passagens foram reservadas para 82 dos 5.570 municípios brasileiros.

Em fevereiro e março, Recife excedeu o Rio de Janeiro, tornando-se o segundo destino mais buscado pelos beneficiários do programa.

“Neste período, aproximadamente 150 mil beneficiários acessaram o sistema, resultando em 35 mil bilhetes reservados, representando 24% dos interessados. No site das companhias aéreas, esse percentual varia entre 1% e 3%.”, comentou o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Barros Franca.

Considerado pelo governo federal como um programa de inclusão social no setor aéreo brasileiro, o Voa Brasil se utiliza de vagas ociosas em voos programados, oferecidas pelas companhias aéreas parceiras. As passagens são disponibilizadas por até R$ 200 o trecho, sem a necessidade de recursos públicos.

O ministério informou que a expectativa é disponibilizar cerca de três milhões de passagens para um público-alvo de 23,3 milhões de aposentados e que o programa será ampliado para outros públicos como estudantes em sua segunda fase.

Para participar, o aposentado do INSS deve acessar o site http://www.gov.br/voabrasil. É preciso ter ou criar uma conta nível ouro ou prata no portal gov.br, que assegura a validação das informações pessoais.

O programa oferece direito a dois bilhetes aéreos por ano, sendo que o aposentado não pode ter viajado de avião nos 12 meses anteriores. Na hora da reserva, ele poderá escolher a data, origem e destino disponíveis.

*Com informações da Ascom/ Ministério de Portos e Aeroportos

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM