Empregados da Cemig doaram mais de 29 mil unidades de absorventes femininos para instituições de apoio e acolhimento a meninas e mulheres em situação de risco social, em diversas regiões do estado. A iniciativa é resultado da Campanha Dignidade Menstrual, realizada por meio do Programa Você – Voluntariado Cemig, que integra as práticas de promoção ESG da companhia.
A ação tem o objetivo de combater a pobreza menstrual, uma condição que afeta muitas pessoas em situações de extrema pobreza, e está aderente ao Programa Federal de Dignidade Menstrual, conduzido pelo Ministério das Mulheres.
Segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher – Raseam 2025, publicado pelo Ministério, o Programa Federal atendeu, até agosto/2024, mais de 2 milhões de mulheres no Brasil. Apesar das inúmeras iniciativas de políticas públicas e não governamentais de combate à pobreza menstrual no país, ainda existem muitas pessoas que menstruam precisando de ajuda, uma vez que a oferta do governo e de outras entidades não atende toda a demanda.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mais exposta a essa realidade são pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade e outros grupos sociais, com índices extremos de vulnerabilidade social e econômica.
Marina Oliveira, analista de Sustentabilidade da Cemig, lembra que parece inimaginável que exista uma parcela considerável da população sem acesso a essa condição básica, mas essa realidade existe e afeta diretamente a vida de muitas pessoas. Assim, a ação do Programa de Voluntariado da companhia busca proporcionar dignidade a quem mais precisa.
“As doações são extremamente importantes para complementar as iniciativas governamentais. Elas ajudam a garantir que todas as pessoas que menstruam possam ter acesso a produtos de higiene menstrual, promovendo a dignidade e a saúde” – destaca a analista.
No Sul do Estado, as doações foram destinadas para a Associação Afeto de Amparo à Gestante, em Varginha, e para o Saica – Centro de Acolhimento de Pouso Alegre. Além destas cidades, a campanha também vai beneficiar instituições em Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.
O impacto da campanha é sentido diretamente nas comunidades atendidas, como destaca Lilian Conde Silveira, presidente da Associação Afeto de Amparo à Gestante, da cidade de Varginha.
“A doação dos itens arrecadados pelos voluntários da Cemig na Campanha Dignidade Menstrual é de grande importância para a composição dos kits de higiene das gestantes, contribuindo diretamente para o cuidado, a autoestima e a dignidade de mulheres em um momento tão especial de suas vidas. Gestos como esse reforçam a solidariedade e o compromisso com o bem-estar do próximo. Muito obrigado por fazerem a diferença”, afirma.
Confira a matéria completa em: agenciaminas.mg.gov.br