Search
Close this search box.
Home » Futebol » Zaracho, Battaglia, Vargas e mais: ex-Atlético vivem do brilho à frustração em 2025

Zaracho, Battaglia, Vargas e mais: ex-Atlético vivem do brilho à frustração em 2025

Zaracho, Battaglia, Vargas e mais: ex-Atlético vivem do brilho à frustração em 2025

Zaracho, Battaglia, Vargas e mais: ex-Atlético vivem do brilho à frustração em 2025 (Zaracho, Battaglia e Vargas são alguns dos jogadores que deixaram o Atlético)

O Atlético se despediu de 12 atletas desde o fim da última temporada, alguns por empréstimo e outros negociados de maneira definitiva. Diante disso, o No Ataque ouviu jornalistas, levantou números e traz a seguir um resumo de como esses jogadores estão atuando nas novas equipes.

Saíram do Atlético o goleiro Matheus Mendes (emprestado ao América); os zagueiros Maurício Lemos (Vasco) e Bruno Fuchs (emprestado ao Palmeiras); o lateral-direito Mariano (América); os volantes Battaglia (Boca Juniors), Otávio (Fluminense), Paulo Vitor (emprestado ao Criciúma); os meias Zaracho (Racing) e Robert Santos (emprestado ao Atlético-GO); e os atacantes Eduardo Vargas (Nacional-URU), Alan Kardec (Athletico-PR) e Paulinho (Palmeiras).

Matheus Mendes – América

Cria da base do Atlético, Matheus Mendes estreou profissionalmente em 2021. O goleiro passou a maior parte do tempo no banco de reservas – isso porque ele disputava posição com Everson, titular absoluto e ídolo do Galo. Na última temporada, registrou 14 partidas, o maior número em um mesmo ano pelo alvinegro.

Em busca de disputar mais partidas, Matheus Mendes foi emprestado ao América neste ano. O goleiro tem tido bom desempenho no Coelho, tendo sido destaque na disputa de pênaltis vencida contra o Cruzeiro, nesse sábado (22/2), pela semifinal do Campeonato Mineiro.

“Ele já ganhou não só a confiança do técnico William Batista, mas também o carinho da torcida do América. O Matheus assumiu a titularidade na meta do Coelho e tem desempenhado bem a função – é ágil nas defesas, inteligente nas orientações dos defensores e também é habilidoso na saída de bola utilizando os pés. E foi vazado somente sete vezes nas 10 partidas que jogou.”

Izabela Baeta, No Ataque

Maurício Lemos – Vasco

Em 2023, na primeira temporada pelo Atlético, Maurício Lemos teve bom desempenho e foi um dos pilares da defesa que terminou como a menos vazada do Campeonato Brasileiro. Em 2024, perdeu espaço com o técnico Gabriel Milito, que substituiu Felipão, e pouco jogou. Neste ano, recebeu proposta do Vasco e decidiu deixar Belo Horizonte.

Ele foi anunciado pelo Cruzmaltino em 15 de janeiro. Até o momento, o uruguaio só participou de um jogo no novo clube. Ele foi acionado aos 28 minutos do segundo tempo na derrota por 2 a 0 para o Flamengo, pelo Campeonato Carioca.

“É difícil avaliar tecnicamente este começo de passagem do Mauricio Lemos pelo Vasco. Ele chegou ao clube no meio de janeiro sem as condições ideias de jogo e precisou passar por uma “pré-temporada” particular. Lemos só foi relacionado pela primeira vez um mês depois, quando estreou entrando na reta final do clássico com o Flamengo. Ele recebeu um cartão amarelo cedo teve poucos minutos em campo.

A expectativa era de que ele chegaria para ser titular do Vasco, mas depois não voltou a entrar em campo, ficando no banco de reservas. Justamente por essas questões físicas, ele está atrás dos outros zagueiros do clube na preferência do Fábio Carille.”

Gabriel Rodrigues, Trivela

Bruno Fuchs – Palmeiras

Bruno Fuchs esteve emprestado pelo CSKA ao Atlético em 2023 e 2024, alternando entre bons e maus momentos. Mesmo tendo terminado em baixa na última temporada, ele foi contratado em definitivo pelo Galo por 2,7 milhões de euros (R$ 17,2 milhões na cotação da época). Após firmar vínculo com o jogador até dezembro de 2028, o alvinegro decidiu emprestá-lo ao Palmeiras.

O jogador de 25 anos foi anunciado pelo Verdão em 14 de fevereiro e ainda não estreou pelo time paulista.

Mariano – América

Em 2020, Mariano chegou ao Atlético para realizar a segunda passagem pelo clube. Após quase 10 anos no futebol europeu, o lateral-direito pouco jogou na primeira temporada, mas depois assumiu papel de destaque no alvinegro – principalmente em 2021, quando foi titular nas campanhas dos títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Nas duas temporadas seguintes, Mariano seguiu com bons números. Em 2024, no último ano de contrato, ele perdeu espaço. Como o vínculo não foi renovado, ele deixou o Galo.

No começo de fevereiro, o jogador foi anunciado como reforço do América. Como estava longe dos gramados desde dezembro, ele precisou de um tempo de preparação antes de estrear pelo Coelho – o que ocorreu no último sábado (22/2), quando o alviverde eliminou o Cruzeiro na semifinal do Campeonato Mineiro.

“Ele ficou quase três meses parado, sem clube. Por isso, quando fechou com o Coelho, precisou de alguns dias para retomar o ritmo e aprimorar a condição física. Contra o Cruzeiro, fez partida segura, com boas inversões de jogadas, mas também pecou no capricho de alguns passes que acabaram gerando ataques da Raposa.”

Izabela Baeta, No Ataque

Otávio – Fluminense

Em 2022, o francês Bordeaux emprestou Otávio ao Atlético. Apesar de ter sido reserva na maioria dos jogos, o volante fez boa temporada e foi comprado. Permaneceu no alvinegro até o começo desta temporada, tendo realizado 140 partidas pelo clube. Na última semana, ele recebeu uma proposta do Fluminense e decidiu trocar Minas Gerais pelo Rio de Janeiro. O jogador estreou com a camisa tricolor nessa quarta-feira (26/2), no jogo diante do Águia de Marabá, pela Copa do Brasil.

Paulo Vitor – Criciúma

Paulo Vitor foi emprestado pelo Boston City-MG ao Atlético em 2023. Inicialmente contratado para o sub-20, o jogador foi promovido ao profissional pelo técnico Eduardo Coudet, que o transformou em volante – antes era zagueiro. Apesar de treinar com o elenco profissional, ele disputou somente um jogo oficial naquela temporada.

Em 2024, já com Gabriel Milito, o jovem ganhou chances diante das lesões dos companheiros de posição e encerrou a temporada com 14 partidas. Neste ano, ele atuou em três compromissos pelo Campeonato Mineiro. Depois da participação no Estadual, foi emprestado ao Criciúma para ganhar rodagem. Paulo Vitor, entretanto, sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e deve desfalcar a equipe por pelo menos nove meses.

Battaglia – Boca Juniors

Battaglia foi comprado pelo Atlético em 2023, após experiências no futebol europeu. No primeiro ano, ele atuou como volante e, logo de cara, assumiu papel de liderança no elenco e teve identificação com a torcida. Em 2024, com Gabriel Milito, ele foi recuado para zagueiro central e conseguiu um desempenho ainda melhor. No começo desta temporada, porém, o argentino decidiu retornar ao país onde nasceu, com o Boca Juniors como destino.

Com exceção da estreia, em que entrou no segundo tempo, Battaglia foi titular em todos os jogos que disputou pelo Boca até então (sete no total). Nessa terça-feira (25/2), entretanto, uma decepção: com o zagueiro em campo, o clube argentino foi eliminado pelo Alianza Lima, em La Bombonera, na segunda fase da Copa Libertadores.

“Battaglia foi um pedido do Riquelme (ídolo e presidente do Boca), ele foi aceito pelo Gago (Fernando, técnico do Boca) e rendeu. Está rendendo. Joga como zagueiro central, é um dos poucos reforços que a diretoria do Boca trouxe que jogou quase todas as partidas e se destacou.”

Lautaro Salucho, TyC Sports

Matías Zaracho – Racing

A saída de Matías Zaracho foi uma das mais sentidas pela torcida atleticana. O meio-campista argentino vestia a camisa alvinegra desde 2020, tendo disputado quase 200 jogos e sido multicampeão neste período. Ídolo do Atlético, Zaracho deixou a Cidade do Galo em meio a declarações polêmicas do diretor de futebol Victor Bagy – e que foram respondidas pelo jogador de forma indireta.

O jogador de 26 anos deixou o Brasil para retornar ao Racing, clube que o revelou e que defendeu antes do Galo. Em Avellaneda, ele ainda não conseguiu assumir a titularidade e tem tido dificuldade para atingir o melhor nível físico. Até o momento, são sete partidas – todas saindo do banco de reservas – e uma assistência.

“Está jogando muito pouco. É reserva. Embora na semana passada tenha entrado no lugar de Luciano Vietto contra o Botafogo. Amanhã pode começar como titular. Mas, com todos os jogadores bem, ele é reserva. Notei que ele estava sem ritmo em relação ao que era quando saiu do Racing. Ficou muito tempo lesionado em 2024”

Lautaro Salucho, TyC Sports

Robert Santos – Atlético-GO

Robert Santos chegou ao Atlético em 2024, emprestado até o fim do ano pelo Athletic. O meio-campista chamou a atenção da diretoria atleticana pela boa atuação no Campeonato Mineiro, mas não teve muitas oportunidades para repeti-las em Belo Horizonte, já que fez apenas três jogos na última temporada. De toda forma, foi comprado pelo Galo ao fim do empréstimo.

Neste ano, foram mais quatro partidas antes de ser emprestado ao Atlético-GO. No clube do Centro-Oeste, o atleta de 21 anos chegou com expectativa, mas ainda não teve participações em gols nos três jogos que fez.

“Chegou sob expectativa da torcida, da comissão técnica e do clube (…) Parece que agradou na última apresentação, mesmo com pouco tempo para jogar. Robert treina no CT do Dragão e, quando tiver outra chance, precisa mostrar o que dele se espera: um jogador rápido, que sabe atuar pelos lados do campo ou como um meia atacante capaz de ser decisivo no setor ofensivo.”

Jânio José da Silva, O Popular

Eduardo Vargas – Nacional-URU

Eduardo Vargas é mais um que vestia a camisa do Atlético desde 2020. O atacante participou das conquistas recentes do clube, mas nunca com muito destaque. Até a relação com a torcida foi conturbada, com momentos de amor e outros nem tanto. A saída, que foi especulada e negociada em outros momentos, ocorreu ao fim da última temporada, com o encerramento do contrato.

O novo clube do chileno é o Nacional, do Uruguai. Até o momento, são três partidas como reserva e um gol marcado – de pênalti, no último sábado (22/2), na vitória por 3 a 2 sobre o Boston River pelo torneio local.

“Ele não tem jogado como titular. Chegou sem ritmo de jogo e fisicamente fora de forma devido à sua inatividade. Foi realizado um trabalho especial com ele por vários dias. Agora, está se integrando à dinâmica da equipe, mas ainda está longe de seu nível habitual. Espera-se que ele recupere sua forma com o passar dos jogos, especialmente para a Copa Libertadores.”

Christian Lachaga, Radio Nacional

Alan Kardec – Athletico-PR

A passagem de Alan Kardec pelo Atlético, que durou de 2022 a 2024, foi discreta. Quase sempre preterido em relação aos companheiros de ataque, o centroavante marcou apenas quatro gols em 53 partidas pelo Galo. Com o encerramento do contrato no fim do ano passado, o jogador deixou Belo Horizonte rumo ao Athletico-PR.

No Paraná, o começo foi positivo: quatro tentos em seis partidas – além de uma assistência. Na última semana, entretanto, ele sofreu uma lesão no joelho direito, precisou passar por cirurgia e deve ficar pelo menos seis meses longe dos gramados.

“O Alan Kardec foi um dos grandes nomes do Athletico para 2025, mas teve azar da lesão nesse início. E existia a preocupação com a parte física dele. Dentro de campo, Alan Kardec foi muito bem. Foi capitão do time e claramente assumiu papel de líder no vestiário. Renovar essas lideranças também era importante após o rebaixamento.

Se recuperar normalmente, a tendência é que ele seja o titular do Athletico na temporada. Isso porque o uruguaio Gonzalo Mastriani, artilheiro do clube em 2024, tem jogado mal e participa bem menos do jogo. Kardec sustenta mais o jogo e vinha sendo bem mais participativo.”

Vinicius Cordeiro, Um Dois Esportes

Paulinho – Palmeiras

Nas últimas duas temporadas, Paulinho formou, ao lado de Hulk, a dupla de ataque mais goleadora do futebol brasileiro. Foram 50 gols em 120 jogos para o ex-camisa 10 do Galo. No começo deste ano, o Palmeiras enviou uma proposta de 18 milhões de euros (R$ 113,6 milhões na cotação da época) pelo jogador de 24 anos. A oferta foi aceita pela diretoria atleticana, que acertou uma das maiores vendas da história do clube.

Paulinho ainda não estreou pelo Verdão. Isso porque o jogador se recupera de uma cirurgia na perna direita que realizou em dezembro de 2024.

As chegadas no Atlético em 2025

O zagueiro Iván Román, que chegou em Belo Horizonte nessa quarta-feira (25/2), está prestes a ser confirmado como oitavo reforço do Atlético nesta janela de transferências. Antes dele, o clube anunciou as chegadas do lateral-direito Natanael, do lateral-esquerdo Caio Paulista, do volante Patrick Silva, do meio-campista Gabriel Menino e dos atacantes Júnior Santos, Cuello e Rony.

A notícia Zaracho, Battaglia, Vargas e mais: ex-Atlético vivem do brilho à frustração em 2025 foi publicada primeiro no No Ataque por Adriano Oliveira

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM