Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Situação de abandono de idosa revolta moradores no Bethânia em Ipatinga

Situação de abandono de idosa revolta moradores no Bethânia em Ipatinga

mn_temLLidosa.jpg

16 de abril, de 2024 | 13:45

Situação de abandono de idosa revolta moradores no Bethânia em Ipatinga

Fotos enviadas ao Diário do Aço
Uma perna da idosa completamente inchada, como constatou os policiaisUma perna da idosa completamente inchada, como constatou os policiais

A Polícia Militar registrou um caso de abandono de uma idosa de 67 anos, encontrada trancada em casa, em um ambiente totalmente insalubre. Uma filha da vítima foi conduzida à delegacia de polícia para explicar ao delegado sobre a situação encontrada na rua Munique, no bairro Bethânia, em Ipatinga, no início da noite de segunda-feira (15).

Os policiais receberam um chamado via 190 com um pedido para que verificassem uma situação de possível abandono de incapaz envolvendo uma idosa. Ao chegarem ao endereço mencionado, os militares avistaram a mulher no terraço da residência. Os PMs tentaram conversar com a idosa, quando se pôde notar que ela falava de maneira desconexa e apresentava certa confusão mental.

Os vizinhos relataram que no local havia muita sujeira, restos de comida, acúmulo de lixo e uma possível situação de cárcere privado, já que a senhora não possuía as chaves da casa e ficava trancada. O que foi confirmado depois pela idosa.

Além disso, um motoqueiro entregava um marmitex diariamente, sendo a única refeição que a moradora fazia durante o dia, ficando sem café da manhã, lanche da tarde e jantar. Às vezes, vizinhos ofereciam alimentos através do portão, mas não era possível fazê-lo todos os dias devido agitação e agressividade da idosa.

Enquanto os policiais colhiam informações, chegou a filha da idosa, a M.M., de 26 anos, contatada pelos PMs para abrir a casa com o objetivo de averiguar o imóvel. Os militares verificaram que havia dificuldades de acesso para a idosa, uma escada íngreme, situação agravada pelo reumatismo no pé da moradora.

A casa exalava mau cheiro de urina, vaso sanitário cheio de fezes e marmitas com restos de comida estragada. A residência apresentava condições insalubres, com acúmulo de objetos, além de vazamento de água na área de serviço, gerando um risco para a idosa.

A filha da moradora confirmou que a mãe ficava sozinha no local e era visitada apenas esporadicamente pelos familiares. Ela admitiu enviar um marmitex todo dia, mas não havia provisão para outras refeições. Diante da situação, a filha foi detida em flagrante por abandono de incapaz (idoso) e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.

O marido da detida encaminhou a sogra para a casa de uma outra filha, que assumiu a responsabilidade pela guarda da mãe. A idosa, segundo uma das filhas, sofre de transtorno mental psicótico.

Os policiais apuraram que nenhum dos filhos mora na residência, somente a idosa ficava no imóvel. Uma das filhas vai esporadicamente, enquanto a outra só aparece quando a mãe tem alguma consulta médica. O filho só visita a mulher em datas comemorativas, e que a última vez que esteve no local foi no Natal passado. Na casa não havia alimentos e somente um pouco de pó de café foi encontrado.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM